O que é um Nicho de Mercado? Saiba como definir o seu!
O que é um Nicho?
Afinal, Nicho é um grupo de pessoas que tem um assunto em comum. Portanto é uma parcela da população que tem um prazer, desejo ou solução de problemas uma dor em comum.
Embora a maioria das pessoas acredita que quanto mais produtos você vender para a maior parte das pessoas é melhor, isso é o que todos desejam.
Assim com este pensamento você não conseguira chegar em lugar nenhum. Portanto isso é um engano, no Marketing Digital tem até um ditado “SE você tenta vender para todos, você não vai vender para ninguém”.
Por exemplo, Nicho de quem quer emagrecer, muitas pessoas em comum buscam uma forma de emagrecer e perder peso.
Mas temos outros exemplos, como um nicho de quem quer aprender a investir, ou também um nicho de quem quer aprender a importar produtos.
Os quatro grandes mercados de nicho:
Certamente todos os maiores assuntos estão ligados a estes quatros maiores interesses no mercado.
Assim não é necessariamente obrigado a trabalhar com algum destes nichos, mas com certeza o resultado para estes quatro assuntos serão bem mais rápidos.
Entretanto você pode também escolher outros nichos sem ser estes, lembrando que a concorrência é bem maior para quem decidir trabalhar em algum desses nichos. Contudo, mesmo com tanta concorrência, ainda sim sempre tem um espaço para você trabalhar.
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Dinheiro , Investimento e negócios
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Saúde, Bem estar e beleza
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Relacionamento e Paquera
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Estilo de vida, Hobbies
Decerto modo gostaria de deixar uma grande observação, escolher um nicho é de total importância. Porque quando eu estava estudando o curso, no início estava tão preocupado em ter resultados que havia passado por esta etapa sem prestar a atenção devida.
Embora pareça algo muito simples, você pode até achar que esta etapa é muito fácil, mas escolher um nicho poderá ser a peça fundamental para seu sucesso ou o resultado do seu fracasso.
Então busque escolher o seu nicho fazendo pesquisa, quanto mais informações você obter sobre seu nicho, mais conteúdo de qualidade você produzirá.
Principalmente quando sabemos por exemplo entender que no nicho de ganhar dinheiro, todo mundo quer ganhar dinheiro, mas quando dividimos o interesse sobre o assunto, podemos criar vários grupos como fazer investimento, ou investir minha carreira profissional, ou fazer um concurso público.
Sobre os Sub Nichos:
Sobretudo voltado para Produtores Digitais, pois correspondem a solucionar problemas específicos.
Embora muito utilizado nos lançamentos de produtos, os produtores se posicionam dentro de um nicho, e criam produtos dentro de sub nichos.
Certamente para afiliados é melhor se posicionar em um nicho grande, e poder trabalhar vários sub nichos e produtos.
Por exemplo como nicho ganhar dinheiro online e os sub nichos ganhar dinheiro com blog ou ganhar dinheiro sendo um afiliado, então é mais fácil identificar agora.
Gerando Várias ideias para você trabalha em um nicho:
Mas entretendo você que vai trabalhar no mercado de afiliado, você pode entrar nas plataformas da hotmart, Monetizze, Eduzz, Braip e outras, temos um artigo com estas plataformas, acesse aqui.
Contudo se pode olhar os produtos e analisar as categorias e fazer uma pesquisa de produtos e ter várias ideias de nicho. Principalmente tenha foco no produto no qual se tem finalidade, para quando você começar a produzir conteúdo possa se identificar melhor.
Mas você também pode usar uma outra ferramenta chamada ubersuggest, você faz pesquisas com as inicias:
Por exemplo Como… a…. , então como ganhar dinheiro, como controlar a ansiedade, a melhor forma de ganhar dinheiro, a maior forma de ganhar dinheiro.
Semelhantemente temos o Youtube Suggest, outra ferramenta poderosa é answer the public, você coloca o idioma em português e faz sua busca desejada.
Decerto modo estas ferramentas são para ganhar ideias, com certeza vai te ajudar muito na escolha de seu nicho!
Analisando o seu avatar
Assim um Avatar é a Junção Das Principais Características da maioria dos seus clientes combinadas em apenas uma Pessoa. Portanto e com isso traçar toda sua Comunicação De Marketing Direccionado para essa única Pessoa.
Isto é quem é Seu Publico: Idade, Género, Localidade, Renda, Estado Civil, Profissão.
Por exemplo: Sentimentos Problemas, Medos, Desejos, Frustrações, o que esta impedindo, maior obstáculo.
Assim também o que eles consomem: Texto, Vídeo, Áudio, Imagem, Ao Vivo, Email, quais sites canais eles Já Seguem, o que eles compram.
Por exemplo: qual situação ele esta agora, o que eles mais deseja, o que solucionaria o problema dele, quais os termos, expressões ou gírias que usam entre si?
Conforme você for aprendendo sobre seu avatar, isso permitira uma comunicação direta entre o seu avatar e você. Então você precisara criar uma relação com seu público alvo. Por isso é muito importante entender seu nicho e o seu avatar.
Principalmente se você decidir fazer vídeos para seu canal do Youtube, você pode imaginar uma pessoa, criar um avatar e imaginar que você esta conversando com esta pessoa, isso ajudara a você ter uma comunicação melhor e encontrar a melhor forma de se expressar com sua audiência.
Conclusão:
Certamente espero que tenha gostado deste artigo, agora que você conhece a mais sobre a como escolher seu nicho, aproveite e coloque em prática!
Sobretudo caso você esteja interessado em ser um profissional de Marketing Digital, primeiramente aconselho a você conhecer o curso que eu estudei!
Boa materia
Sempre achei que vender para todos seria a melhor opção. Aprendi muito com seu conteúdo hoje!!!
Sim… quando o assunto é internet, quanto mais focamos em um público, mas nos aperfeiçoamos e ganhamos sua confiança!